Over-tunes
Por alguns trocados, só coisas de qualidade!

BOLO DE RITMOS

Categoria: , , por Ênio Vital - domingo, novembro 30, 2008


Os californianos do Cake podem até serem superestimados como banda porém é indiscutível o poder de sua música. Poder esse que categorizo como atemporal. Cake possui uma força para se tocar a qualquer hora do dia e da noite. Além disso, não há circunstância ruim para uma música deles. Na madrugada na balada, ou pré-noite antes da balada, ou de manhã indo laricar pós-balada, ou a tarde indo para o clube, ou numa viagem, ou churrasco.

Os caras estão na estrada desde 1991 e não pararam, possuem seis discos de carreira já. Sinceramente, foi dificil escolher algum CD deles para resenhar pois todos são fenomenais, todos tem no mínimo um hit muito relevante com um corpo de disco com músicas muito boas e apenas duas ou três músicas descartáveis em comparação as outras. Enfim, escolhi falar do "Fashion Nugget" lançado em 1996 por ter sido o meu primeiro contato com eles

Falando em linhas gerais não só pelo disco, a banda tem uma grande peculariedade de misturar muitas referências e gêneros musicais na composição melódica de suas músicas e as letras seguem o processo de abordar os mais variados temas.

"The Distance" é um misto de ska com hip hop e riff de guitarra - uma música com pegada de Beastie Boys. Em seguida, "Friend Is A Four Letter Word" possui um solinho muito parecido com "Behind Blue Eyes" do The Who ou "The House of the Rising Sun" do Animals? Qualquer dessas referências que você escolha, já é uma amostra de como os caras tem um lastro musical.

"Open Book" e "Daria" são menores no album apesar de possuirem uma boa letra. A sexta música, "Race Car Ya-Yas" é um interlúdio no disco para dar abertura ao cover de "I Will Survivor" da Gloria Gaynor, uma das covers que - facilmente - consta no meu top #5 de cover versions bacanas. Há de frisar a troca na letra de "I should have changed my stupid lock" por "I should have changed my fucking lock", uma causação necessária e sadia! HAHAHA

"Stickshifts And Safetybelts" é de uma pegada rockabilly '50 bem massa! Logo após, chega "Perhaps, Perhaps, Perhaps", é a minha música favorita do disco! Não só pela temática da letra circular sobre o cu doce feminino mas pelo swing da música!

Depois duas músicas mais na pesadas, "It's Coming Down" e "Nugget", estão antecedendo "She'll Come Back To Me" - uma baladinha amorosa típica. "Italian Leather Sofa" é a faixa seguinte e, para mim, o disco deveria acabar com essa música pois não gosto da música última faixa "Sad Songs And Waltzes" e nem da primeira faixa "Frank Sinatra", por questão de abrirem e fecharem o album, se estivesse no meio do album talvez não teria essa aversão.

1 Frank Sinatra (4:01)
2 Distance (3:00)
3 Friend Is a Four Letter Word (3:22)
4 Open Book (3:44)
5 Daria (3:44)
6 Race Car Ya-Yas (1:21)
7 I Will Survive (5:10)
8 Stickshifts and Safetybelts (2:09)
9 Perhaps, Perhaps, Perhaps (2:24)
10 It's Coming Down (3:44)
11 Nugget (3:58)
12 She'll Come Back to Me (2:24)
13 Italian Leather Sofa (5:52)
14 Sad Songs and Waltzes (3:15)

Download via Rapidshare

 

0 comments so far.

Something to say?