Our Band Could Be Your Life
Eu sempre tive a displiscência de achar que os anos 80 foram o pior período da música. Pois Michael Azerrad, com seu livro "Our Band Could Be Your Life", se incumbe de nos mostrar exatamente o contrário. Não que o livro seja focado somente em mostrar como a música da época é boa. O foco fica mais no aspecto revolucionário da coisa, no início da filosofia DIY (do-it-yourself, faça você mesmo) e como isto foi eficiente na época, criando as bases para que a cena alternativa se tornasse acessível e de certa forma, lucrativa nas décadas posteriores.
O livro estrutura-se em treze capítulos, sendo que cada capítulo relata a história de uma banda/cena em particular. São mencionados: Black Flag / Los Angeles; Minutemen / San Pedro; Minor Threat / Washington; Mission Of Burma / Boston, entre outros. Os capítulos acima citados foram os que eu li até agora, o que não me permite fazer uma avaliação completa, mas por ora digo que, para fãs de música alternativa em geral, é uma leitura recomendadíssima.
Cada capítulo, além de falar sobre seu respectivo personagem principal, referencia os acontecimentos da cena na época, sempre destacando aspectos peculiares de cada banda. Black Flag e o fenomenal fanatismo que os acompanhou do início ao fim, assim como a ira e preocupação que este fanatismo despertou nas autoridades. Minutemen e a profunda relação de irmandade entre Mike Watt e D. Boon, além da filosofia jam-econo, que pode ser vista como uma aplicação de um semi-socialismo à música. O talento precoce, o senso de integridade e o início da filosofia straight-edge mostrados por Ian McKaye e o Minor Threat. A idéia de música pela arte e a extrema falta de reconhecimento que fizeram parte da carreira do Mission Of Burma. Além, é claro, da necessidade de criar canais de comunicação/distribuição da música por conta própria, numa época em que não havia Internet e até mesmo o acesso às College Radios era limitado, realidade comum a todas as bandas citadas
Por enquanto o livro não saiu por aqui. Para mim isto até que é positivo, pois não há o risco de encontrar tradução mal-feita, e apesar de o livro ser importado, não é tão caro. Dá para encomendar na Livraria da Cultura por uns 40 reais muito bem gastos.
Como sequência estou pensando em postar uma trilha sonora, assim como um post sobre o resto das bandas.
Black Flag - "Rise Above"
Minutemen - "This Ain't No Picnic"
Mission Of Burma - This Is Not a Photograph