Over-tunes
Por alguns trocados, só coisas de qualidade!

Rolling Stoners

Categoria: , , por default - quinta-feira, novembro 15, 2007

Homme e Olivieri; McCartney e Lennon; Richards e Jagger. Esta sequência te diz alguma coisa?

"Queens of The Stone Age" é, sem dúvida, um dos grandes discos de estréia do rock.
Mas será que podemos mesmo considerá-lo uma estréia?

Josh Homme e Nick Olivieri já haviam trabalhado juntos no lendário Kyuss, banda de metal que já contava com quatro álbuns lançados e uma considerável legião de fãs. Homme também fazia parte do Screaming Trees, um grande nome da cena grunge de Seattle. Com o término das atividades do Kyuss, Homme, Olivieri e Alfredo Hernandez, este último responsável pelas baquetas do Kyuss, formaram o Queens Of The Stone Age.

Um pouco antes disso, Homme e Olivieri já vinham fazendo experimentos em um estúdio no deserto da California, contando com a presença de convidados ilustres, como Peter Buck (REM), Mike Johnson (Dinosaur Jr.) e Mark Lanegan (Screaming Trees), entre outros. Estes experimentos viraram um projeto que ganhou o nome de "The Desert Sessions". Muitas composições criadas nesta época acabaram influenciando a sonoridade do QOTSA, sendo que algumas até entraram para o debut da banda, como a sensacional "Avon", por exemplo.

O álbum tem uma sonoridade peculiar, pois consegue juntar um instrumental pesado, às vezes lembrando Black Sabbath, a um vocal não tão convencional, muitas vezes até "gentil" para o estilo. "How To Handle a Rope" é um bom exemplo desta característica. Em "You Can't Quit Me Baby", cadências lentas e hipnóticas fazem dueto com momentos de tensão. Tem até uma faixa instrumental, "Hispanic Impressions", bem agressiva e quebrada. A última faixa do disco, "I Was A Teenage Hand Model", como o próprio nome indica, introduz uma brincadeira que seria seguida em todos os discos posteriores.

"QOTSA" foi financiado pela própria banda, sendo lançado pelo selo Loosegroove, de propriedade de Stone Gossard (Pearl Jam). Graças a um acordo com a RoadRunner, o album foi lançado em vários outros países, incluindo o Brasil, projetando a banda no cenário internacional como uma das grandes promessas do rock atual. Pessoalmente, é um dos meus favoritos e também é uma das provas definitivas de que não é necessário virtuosismo e fritadas guitarrísticas para criar um grande álbum de rock.


Queens Of The Stone Age - "Queens Of The Stone Age"
Over-Meter: 97%

Download via MegaUpload
Download via Badongo

 

0 comments so far.

Something to say?