Over-tunes
Por alguns trocados, só coisas de qualidade!

Já experimentou???

Categoria: , , , por Ênio Vital - terça-feira, fevereiro 19, 2008



Não gostaria de começar o post sobre essa gloriosa pepita esculpida de uma lágrima de Deus, sem antes, introduzir esse trecho da música em que Jimi Hendrix nós convida a entrar em seu fantátisco mundo "Are You Experienced?":

"If you can just get your mind together
Uh-then come on across to me
Well hold hands and then well watch the sunrise
From the bottom of the sea
But first, are you experienced?"

Dizer que o "Are You Experienced" ultrapassou as barreiras é chover no molhado mas me impressiona saber que só não foi o no.1 em vendas na Inglaterra por ser barrado pelo quadragenário, isto é, o "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band".

Em linhas gerais, Jimi Hendrix, no seu debut já se consagrou como o maior guitarrista de todos os tempos pela sua maneira de tocar com distorções, improvisos, mescla de pedais - além da criação deles - e muita inovação como uso de phasing e ser gravado em estéro. Um legado e tanto que é usado e estudado até hoje à exaustão.

Creio não ser adequado rasgar ceda para os singles que se perpetuaram desde aquela época até os dias de hoje top das paradas: "Hey Joe", "Stone Free", "Purple Haze", "51st Anniversary", "The Wind Cries Mary", "Highway Chile", "Manic Depression", "Foxy Lady"... ah, como pode ver, metade do disco foi indicado, ahaha.

Fundindo com isso, sua apresentação memorável ao ser o primeiro a queimar e destruir sua guitarra no palco, ser um semitista das drogas e dos movimentos hippie. Tudo isso para três anos mais tarde morrer e ter se tornado um ícone pop.

Por unanimidade, o disco é excelente e minha resenha termina por aqui com o final da mesma música que abri:
"Have you ever been experienced? Not necessarily stoned, but beautiful"

Download via Rapidshare
 

0 comments so far.

Something to say?