Over-tunes
Por alguns trocados, só coisas de qualidade!

Perfeita ou não?

Categoria: , , , , , por Ênio Vital - quinta-feira, julho 23, 2009
Eu nunca fui uma pessoa fácil de ser agradada musicalmente em uma primeira escutada. O contato imediato, salvo raríssimas excessões, não me abalam. Nunca sou pego de supetão.

Porém, algumas coisas sempre serão fodas, ESPERNIANADO OU NÃO!

Eu ouvi, pela primeira vez, "Eletric Ladyland"(1968) do Jimi Hendrix em um viagem de 180 quilometros sozinho. Um misto de "On the Road" do Keroauc com "Medo e Delírio em Las Vegas" de Thompson, enfim. Foi uma experiência determinante que culminará em um post mais detalhado para outra vez sobre o disco todo.

Hoje, o meu real objetivo, é o de tornar explícito que consegui descobrir a melhor cover entre tantas covers que sempre quis escrever sobre as adaptações que fizeram em músicas do Bob Dylan - e olhe que os canditados eram muito bons: Rolling Stones, The Byrds, Neil Young e vou parar por aqui.

A descoberta foi "All Along the Watchtower", última faixa do terceiro disco de Hendrix, e a quarta música do "John Wesley Harding"(1967) - oitavo album do Bob Dylan.

Acontece que o senhor James Marshall Hendrix, lapidou uma pedra bruta de Bob Dylan. Ele gravou em Londres com vários ajustes, várias gravações e várias variações que não o satisfazeram do ponto de vista no som de sua guitarra.

Mas, foi só em Nova York que ele conseguiu chegar ao primor, após inúmeras propostas de novas idéias para a nova roupagem do original. Claro, um trabalho assim, por um guitarrista assim, não ficaria para menos.

Há de ser dito, o próprio Dylan diz que a versão ficou tão boa que ele toca ela como uma forma de tributo pela morte de Hendrix e não por ser mais uma composição sua de sucesso. Hoje em dia, a criatura ficou maior que o criador, há quem se confuda se foi mesmo Dylan que gravou ou se foi Hendrix, devido ao sucesso da versão desse último.

Uma referência interessante, essa música está na trilha sonora do filme "Watchmen" com a versão do Hendrix. Além de ter sido inspiração para a música "Joker & Thief" do Wolfmother.

Custo dizer isso, mas creio que essa música seria uma das 10 melhores covers de todos os tempos sobre todas as músicas. Perfeita. ou não?

 

1 comment so far.

  1. Henrique Affonso de André 28 de julho de 2009 às 13:05
    O Negão é foda...
    boto essa versão no top 5 de covers, e concordo que é um dos casos que o cover é melhor que o original

Something to say?