Over-tunes
Por alguns trocados, só coisas de qualidade!

STRESS PARIS / MINHA ALMA RIO DE JANEIRO

Categoria: , por Ênio Vital - quarta-feira, junho 18, 2008
O vídeo da semana serão, na verdade, dois: "STRESS", do Justice e "Minha Alma", d'o Rappa.

Sempre achei a música a melhor representação artística de um povo, a melhor forma de você cruzar barreiras e expôr momentos, sentimentos e circunstâncias. Por isso, escolhi esses dois clipes por dois evidentes motivos e acho que vocês concordarão que foi uma escolha acertada, eis que vai:

Primeiro, é sobre a censura que o Governo Francês quer impôr ao clipe "STRESS" por achar que ele fomenta a violência e é uma propraganda negativa para o turismo pois mostra jovens negros da periferia quebrando o pau com tudo e todos, destruindo bares, atacando turistas, pixando metrô... claro que tudo é uma menção direta à revolta de Banlieue ocorrida em 2005 onde queimaram carros - sim, até na Europa educada e superior, como alguns acreditam, tem suas mazelas - em Paris.

Segundo, toda grande capital tem seus enormes problemas e, dentre os quais, o maior câncer é a violência. Essa semana, um bando de filhas da puta do exército nacional que estão sitiando as obras do PAC no Rio de Janeiro resolveram entregar bandido para bandido, uma ação desmetida que acabou levando-os a morte. O clipe "Minha Alma", mega vencedor de prêmios a fora, exterioriza a vida numa favela, por mais que seja figuração e ficção... a sensibilização que nos causa é muito maior. Você consegue perceber como deve ser o cenário de milhares de favelados. Ainda mais porque esse vídeo é ainda obra da ideologia nua e crua do Marcelo Yuka, antes do Rappa ter virado essa bandida pop de merda.

Por fim, em Banlieue, os policiais perseguiram dois jovens que procuraram refúgio em uma estação elétrica, porém acabaram morrendo eletrificados. No morro da Providência(centro do Rio), foram torturados e mortos depois de supostamente serem levados a traficantes do morro da Mineira. Acho que o barril de pólvora já está lotado... será que arranjamos o estopim?

Só os próximos capítulos poderam nos dizer.

Justice - STRESS


Rappa - Minha Alma
 

0 comments so far.

Something to say?