Over-tunes
Por alguns trocados, só coisas de qualidade!

RÓQUE RÓU

Categoria: , , , , , por Ênio Vital - segunda-feira, agosto 18, 2008
Outro dia, estava olhando o blog da cabeça aos pés e descobri que não tinhamos nenhum post falando qualquer coisa que fosse a respeito da década de 50 que, como todos bem sabem, foi o engatinhar desse nosso gênero tão surrado, desprentencioso e málacabado chamado róque.

Escolhi quatro músicas de quatro caras que criaram a atmosfera dos anos cinquenta O jeito de se vestir, de agir, de dançar, de falar. Por ordem cronológica:

1954__ Bill Haley - Rock Around The Clock
Essa música SEMPRE está naqueles filmes em que existe a fórmula: cadillac, vepas, hamburguers, cine drive, um garoto do colegial valentão, um garoto do colegial bundão, a garota mais linda do colégio e uma disputa entre os dois muleques pela menina dançar no "baile de formatura" com algum dos dois, onde tocará... advinhem o que.



***


1955__ Chuck Berry - Maybelline
Foi considerada como uma das músicas precursoras dos singles de rock & roll. Segundo a revista Rolling Stones: "Os violões tocando Rock & Roll começam aqui". Essa música fez com que Chuck Berry fosse o primeiro negro americano a estar entre o top10 da lista billboard, tmbm.



***


1956__ Carl Perkins - Blue Suede Shoes
Primeira célula rockabilly foi surgida nessa música.
Para dar a devida idéia da importância dessa música, só vou falar algumas pessoas que regravam ela: Motorhead, Jimi Hendrix, Stray Cats, Beatles, Helloween, Elvis Presley, Jerry Lee Lewis e Black Sabbath.



***


1956__ Elvis Presley - Hound Dog
O Rei fala por si só e dispensa comentários maiores.


 

0 comments so far.

Something to say?