Over-tunes
Por alguns trocados, só coisas de qualidade!

Debut do Stoner

Categoria: , , , , por Henrique Affonso de André - quarta-feira, setembro 17, 2008
Há alguns dias tive a oportunidade de conversar com o Ênio numa festa onde pude falar sobre a qualidade na concepção desse blog. Gostei muito da maneira com que tratam a música, que, em minha opinião, está diretamente ligada ao berço, Monte Alto.

A única coisa que não pude desfrutar foram artigos sobre música brasileira. Veja bem, não estou sendo xiita, mas creio que alguns pontos da musicalidade brasileira têm que ser levados em questão. Não estou falando de Charlie Brown, NxZero, Jay Vaquer ou qualquer joça parecida e, sim, de coisas um pouco mais inovadoras e gostosas de serem ouvidas enquanto tomamos banho ou cerveja.

Recife, década de 70, nasce o Stoner Rock. Parece piada, né? Então tá bom. Você até pode brigar comigo, idolatrar o Josh Homme, Nick Oliveri, a PJ Harvey e as Desert Sessions, mas perca alguns minutos da sua tarde de domingo e escute Geórgia, a Carniceira, da banda Ave Sangria (ex- Tamarineira Village). A velocidade das guitarras e o ritmo me fazem lembrar bastante QOTSA, o primeiro disco. Lembre-se ainda que temos nessa “classe” de bandas o The Mars Volta e o Fu Manchu, que vai da pancada até viagens psicodélicas feitas a base de mescalina ou algo do gênero.

Ao que interessa. Ave Sangria escandalizou Recife na sua época. Subiam no palco usando batom e, segundo algumas fofocas da época, chegavam a se beijar no palco. Conseguiam unir (e muito bem!) poesia e música da boa. No lançamento do primeiro (e único) disco em estúdio, tiveram uma música censurada (Seu Valdir), pois esta incitava o homossexualismo. Vale pelo menos por curiosidade. Não é Mutantes, muito menos Secos e Molhados, mas é uma obra digna de arquivo (pelo menos em mp3). Se caso julgar bacana, existe uma K7 com um show, chamada de Perfumes Y Baratchos.

Aos mais neuróticos, essa era a formação da banda:
Marco Polo (vocais), Ivson Wanderley (guitarra solo e violão), Paulo Raphael (guitarra base, sintetizador, violão, vocal), Almir de Oliveira (baixo), Israel Semente (bateria) e Juliano (percussão).
Depois de um pequeno e produtivo tempo, a banda terminou e o vocalista Marco Polo seguiu carreira solo, assim como alguns outros componentes.

Ave Sangria – Ave Sangria (1974)


Download via Rapidshare


Ave Sangria – Perfumes Y Baratchos (1974)

Download via Rapidshare



Texto de Eduardo Borgato, mais conhecido por Andorinha, um montealtense da gema.

 

0 comments so far.

Something to say?