Over-tunes
Por alguns trocados, só coisas de qualidade!

RADIOHEAD - Fechando a década

Categoria: , , , por Ênio Vital - terça-feira, março 31, 2009
Eu quero ter uma banda de róque só para ter um palco desses

JUST A FEST foi o festival que todo mundo estava esperando. Posso dizer que a ansia demasiada em cima do Radiohead não era em vão. A contagem regressiva dos dias para o show foi feita de forma lenta e a ansiedade foi ficando maior a cada nova banda que anunciavam no line-up. Eis então que o dia 22 de março de 2009 chegou.

O local era gigantesco, foi o mesmo lugar onde aconteceu os shows do Iggy Pop & Stooges, Sonic Youth e Flaming Lips em 2005. Infelizmente, naquela época, eu não pude ir ver porque no dia seguinte ao show eu teria que fazer o vestibular mais filha da puta que existe em solo tupiniquim: Fuvest. Com dimensões de uns quatro campos de futebol, muitas pessoas conseguiram assistir as atrações sem muvucas e com espaço suficiente para dançar.

A noite foi aberta pelo Los Hermanos, eu não assisti pois estava preso no trânsito nessa hora, porém pelo depoimento de amigos que assistiram, eles disseram que os cariocas fizeram o típico show: Camelo travado e Amarante alucinado. Sinceramente, depois que eu assisti um show em Campinas que o Amarante deu um MOSH na platéia e solou a música "Incondicional" em cima da galera, nenhum outro show deles será melhor. Logo, gostei de saber que a banda fez um show genérico, não perdi nada.

Ao chegar dentro do lugar e ver o palco, uma leva de bolhas de sabão aparecia por todos os lados e foi bem nessa hora que o Kraftwerk começou a tocar. Eu sempre soube que eles são os bisavós da música eletrônica, mas eu queria era ver eles ao vivo, assistir a perfomance visual em palco. Esses caras me provaram que conseguem fazer uma frase virar hit e foi constado, registrado em cartório e autenticado em três vias que o Daft Punk não bebeu da fonte, mas sim se embreagou dos quatro alemães doidões para fazer música eletrônica.

Hora de pegar breja, mijar e encontrar amigos. Não tive problemas com bebida, aqueles vendedores ambulantes com caixas térmicas de ferro fizeram a presa! Sem fila, sem andar muito, sem muvuca. Eu até vi banheiros químicos, mas eu sou claustrofóbico e, além disso, lá era gramado e muito aberto e o banheiro biológico é sempre mais legal. Nesse show, eu descobri como meus amigos são da música alternativa. Em um leve chute por baixo, eu devo ter encontrado umas 50 pessoas entre conhecidos e amigos. Muita gente maluca e sedenta pelo show, nem parecia que a hora tinha chegado.

O Radiohead subiu em palco e algo apocaliptíco começou. Eu fiquei hipnotizado pelo palco durante umas três músicas, uns jogos de luzes incríveis naqueles cilindros. Eu tinha que chegar perto para ver como era aquilo. Me afundei no mar de gente até chegar uns 20~30 metros do palco - nota: eu tava com DOIS copos de cerveja e consegui ir até lá numa náici - e nessa hora eu me dei conta da presença de palco do Thom Yorke. Parecia que ele estava possuído pelo capeta chupando manga virado do avesso, não parava um minuto.

Eu sabia que o show teria mais de duas horas de duração, então voltei para onde estava meus amigos, ficamos do lado das cervejas, trocando idéias, dançando e fazendo parte da história. Foi um show que não decepcionou nenhuma expectativa, muito pelo contrário foi digno de superar todas elas. Esse era o retrato estampado no semblante das pessoas ao sair de lá.

SET LIST DO SHOW EM SÃO PAULO
15 Step (In Rainbows)
There There (Hail To The Thief)
The National Anthem (Kid A)
All I Need (In Rainbows)
Pyramid Song (Amnesiac)
Karma Police (Ok Computer)
Nude (In Rainbows)
Weird Fishes/Arpeggi (In Rainbows)
The Gloaming (Hail To The Thief)
Talk Show Host (B-side - Trilha Sonora do filme Romeu e Julieta)
Optimistic (Kid A)
Faust Arp (In Rainbows)
Jigsaw Falling Into Place (In Rainbows)
Idioteque (Kid A)
Climbing Up The Walls (Ok Computer)
Exit Music (For A Film) (Ok Computer)
Bodysnatchers (In Rainbows)

Encore 1
Videotape (In Rainbows)
Paranoid Android (Ok Computer)
Fake Plastic Trees (The Bends)
Lucky (Ok Computer)
Reckoner (In Rainbows)

Encore 2
House of Cards (In Rainbows)
You and Whose Army (Amnesiac)
True Love Waits (I Might Be Wrong)/Everything In Its Right Place (KidA)

Encore 3
Creep (Pablo Honey)

As fotos foram tiradas pelo meu amigo Gustavo Fernandes e cedidas gratuitamente para o Over-tunes
 

0 comments so far.

Something to say?